ES EN PT
Córdoba, Argentina
Cordoba al Pais
Exportadores de Córdoba

Cerca de 700 encontros comerciais foram realizados em Villa María Exporta 2018

11/09/2018

Cerca de 700 encontros comerciais foram realizados em Villa María Exporta 2018

Na 14° edição de "Villa María Exporta", a Rodada Internacional de Negócios do Setor Alimentar mais importante do interior do país, foram realizados cerca de 700 encontros comerciais e se fortaleceu o intercâmbio de diferentes economias regionais a nível internacional.

As reuniões de negócios do setor alimentar forma organizadas de maneira conjunta com o Conselho Federal de Investimentos (CFI) e pela Associação Empresarial da Região Centro Argentino (AERCA). Além deles, colaboraram com a organização os governos das províncias de Santa Fe, Entre Ríos e Mendoza, bem como da Agência Argentina de Investimento e Comércio Internacional (AAICI) e do Ministério de Produção da Nação.

Durante 2 dias intensos de reuniões foram realizados 582 encontros comerciais com 11 empresas estrangeiras da Bolívia, Brasil, Colômbia, Guatemala, Panamá e Vietnã mantendo-se contato com mais de 70 empresas argentinas. Os operadores tiveram a oportunidade de realizar visitas às fábricas produtoras, tais como Cooperativa Agrícola Pecuária de Arroyo Cabral Ltda., Quesos Especiais, JL, Elcor, Noal e Punta del Agua.

Também foi organizada uma rodada de negócios especifica do setor lácteo coorganizado pela AAICI na qual participaram 7 operadores internacionais provenientes da Argélia, Brasil, Chile e Filipinas. Foram realizadas 123 reuniões comerciais. 

Carolina Benito, responsável pelo comércio da AERCA e diretora da Agência ProCórdoba, deu as boas-vindas à delegação estrangeira e destacou a Villa María Exporta como a rodada para a indústria alimentar mais importante do interior do país.

Benito seguiu:

Villa Maria Exporta 2018 está sendo realizada em um contexto particular para as empresas exportadoras. As principais variáveis críticas para a atividade sofreram mudanças importantes, como é o caso dos direitos de exportação e o tipo de câmbio. Com base na competitividade cambial, as expectativas da organização são boas. Achamos que há uma boa oportunidade de impulsionar a exportação das PMEs que não estão na atividade e de aprofundar a inserção de mercado daquelas que já têm experiência na venda ao exterior”.

Os visitantes estrangeiros expressaram suas opiniões depois de participar das jornadas de negócios; Abdeslam Assila, diretor executivo da Sarl el Baraka Food da Argélia, destacou a importância que tem participar de uma rodada de negócios exclusiva de produtos alimentares, e expressou:

Estamos interessados nos produtos argentinos porque conhecemos as marcas; têm boa reputação na Argélia. Aqui, há fornecedores argentinos com os quais já trabalhamos e queremos retomar as negociações, o evento também é uma grande oportunidade para conhecer novos fornecedores.”

Por outro lado, Sylvia Menéndez, gerente comercial de Produtos Alimentares Yaesta de Guatemala, mostrou-se bem interessado no amendoim com sabor e no doce de leite. Menéndez destacou o trabalho da agência ProCórdoba e agradeceu o esforço de coordenar a visita as empresas da região: 

"Acho que se realizamos uma viagem tão longa para nos reunirmos com outros empresários, conhecer a empresa e suas instalações, nos é oferecida uma perspectiva mais pessoal de como funciona a indústria aqui”.

Do Brasil, estado de Pernambuco, o diretor comercial de Nutrir produtos lácteos, João Marques, nos comentou:

"É a primeira vez que visitamos o país. Viemos com o objetivo de encontrar fornecedores de manteiga e leite em pó para ser usados na produção de alimentos e bebidas lácteas”. 

Marques continuou:

Estamos em um momento de mudanças, tanto Argentina quanto Brasil, o que nos facilita as coisas: esperamos que a situação se estabilize nos próximos meses. Considero que há 60% de probabilidade de concretizar negócios a curto prazo. Agradecemos a possibilidade oferecida pela agência ProCórdoba. A experiência foi bem positiva. Tudo estava muito organizado”. 

 


Ver todas as notícias
Partners ProCordoba